Convite à comunidade tabuleirense

Não temos a pretensão e nem imagem tradicional de militante político, cultural, ambiental e esportista. No entanto, pensamos e quem pensa criticamente e busca informações honestas não consegue conviver com a negligência nestas áreas de interesse. Este blog é uma maneira particular de exercitarmos nossa cidadania e divulgarmos os nossos pensamentos nas áreas de política, cultura, meio ambiente e esporte. Além do mais, a razão deste blog é incrementar discussões sobre política, cultura, meio ambiente e esporte referentes ao município de Tabuleiro do Norte. Assim, convidamos a todos os amigos do nosso querido "torrão sempre amado", sem distinção política, religiosa, de cor, de gênero, de classe social, etc., para interagir e acompanhar as postagens. É pretensão nossa postar textos, poesias, imagens e notícias. Sugiro também a quem quiser colaborar com estes formatos de comunicação e expressão que estaremos recebendo-os e analisando-os, através do e-mail: cirandadeverbo@gmail.com. Esperamos que participem e apreciem da melhor maneira possível e sigam este novo caminho. Felicidades!!!

domingo, 22 de abril de 2012

Texto: Movimento Riacho Quixeré: a natureza que não queremos perder!!!"


*texto elaborado para mobilização de estudantes...

Na minha cidade tem um riacho! E se bem conheço, o espaço no qual nasci, tem também um rio, açude, chapada, estrada, água, pássaros, plantas, pebas e muitas outras coisas as quais são frutos do trabalho da natureza. Temos muita coisa, uma lista enorme do que a natureza nos oferece. É de graça!!! E, equivocadamente, o que é “de graça” não é valorizado, justamente por ser fácil conseguir (quantas vezes, se quiser). E por esta falta de atenção com os recursos e serviços da natureza, que passamos a nem enxergar os valores fundamentais que são próprios da natureza.
A verdade é que não valorizamos o local no qual nascemos, vivemos, crescemos e por fim, partimos. Estamos acostumados a pensar e acreditar que o que tem valor é aquilo que vem de fora, da mesma forma que as pessoas de outros lugares acham os nossos bens naturais como patrimônio inigualável. É por isso, que não soa estranho se você não sabe que sua cidade tem um riacho, um rio... Você sabe que existe, mas não que se utiliza dele para melhoria da sua qualidade de vida. Você sabe que existe, apenas não conhece a importância, o valor, a natureza da existência do seu riacho.
Alguém já deve ter dito que não amamos a quem ou o que não conhecemos e para conhecer algo de verdade é preciso senti-lo pelas sensações privilegiadas que temos. E quando realmente tivermos posse dos sentidos passaremos a ter argumentos, olhar crítico e posicionamento sobre aquilo que agora passa a ser seu, da sua cidade e do meu município.
Essa é a transformação pela qual o individuo e a coletividade deve passar para saber que na minha cidade tem um riacho, ele tem nome, importância, razão de existência e, mesmo assim, renegamos seu valor, sem que sentimento algum faça mudar o curso da degradação. Temos a oportunidade de outro caminho, que propõe fazer a diferença.





Algumas pessoas do município de Tabuleiro do Norte, Ceará, sabem que existe um riacho no seu espaço geográfico, cujos serviços ambientais (beleza cênica, drenagem urbana, preservação da fauna e da flora,...) são benéficos para a toda comunidade tabuleirense. Estas pessoas, ainda poucas pessoas, sabem que este riacho, conhecido por Riacho Quixeré, vem sofrendo com a degradação da sua qualidade ecológica, sem que o poder público e a própria comunidade manifeste sentimentos de revolta, de indignação e de justiça.
Desde o final da década de 80, algumas ações isoladas foram dirigidas à preservação deste sistema hídrico, sem que, até o presente momento, alguma ação efetiva, mitigadora ou proibitiva tenha sido implementada e tenha conseguido limitar o avança da degradação do Riacho Quixeré.
No entanto, é necessário enumerar algumas poucas ações, apesar da limitação de sua abrangência e da magnitude restrita dos objetivos alcançados, para que se faça justiça ao trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos: aprovação da Lei Municipal nº 428 de 29 de setembro de 1993, a qual reforça as normas de preservação prevista pelo Código Florestal Brasileiro (Lei Federal nº 7.771/1995) e estabelece a área de Proteção Ambiental do Riacho Quixeré (não cumprida até o presente momento); trabalho de mobilização e sensibilização com escolas do município; sensibilização da comunidade por meio da distribuição do panfleto S.O.S. Riacho Quixeré; Mobilização e sensibilização das entidades religiosas do município, por meio de caminhadas ecológicas realizadas entre a sede das instituições cristãs até trecho do Riacho Quixeré; limitação da construção de imóveis em um pequeno trecho no qual o riacho atravessa a área urbana no município e no qual a degradação ambiental é alarmante. Todas estas atividades partiram de trabalhos desenvolvidos pela iniciativa do poder público municipal, por meio de pessoas envolvidas e compromissadas com a causa ambiental.           
Apesar do avanço da discussão ambiental do Riacho Quixeré, devido a estes movimentos de caráter preservacionista, precisamos somar forças para que estas ações possam tomar a dimensão necessária para a efetiva preservação, recuperação e manutenção da qualidade ambiental deste sistema hídrico.
É neste sentido, que ressurge, em Tabuleiro do Norte, a vontade de reunir forças em prol da defesa do riacho. Esta reunião de forças vem renomada com o título “Movimento Riacho Quixeré: A natureza que não queremos perder!!!”.  Este movimento ressurge a partir do sentimento de esperança que nos restas, para salvar o Riacho Quixeré de sua total degradação. O movimento não tem a cara de ninguém, senão a de todos os tabuleirenses interessados na recuperação e preservação do riacho. Não temos líderes, não temos nomes! 
É um movimento apartidário, democrático, solidário, idealista e prático: é apartidário, pois o movimento não defende e não apóia, de forma única ou exclusiva, partidos políticos, entidades religiosas, gêneros ou etnias; é solidário, por demonstrar preocupação com todas as manifestações sociais que ocorram no município, além de manter o diálogo entre todas as partes envolvidas direta ou indiretamente com as ações deste movimento específico; é democrático e não hierárquico, no qual todos tem o mesmo poder de decisão e argumentação; idealista, pois lutamos por ideias de uma sociedade equilibrada, no que diz respeito à preservação ambiental, à justiça social, ao desenvolvimento econômico e à diversidade cultural; e é prático, pois o movimento só caminhará se for construído sobre bases práticas, que, por sua vez, deverão ser delineadas por fundamentação teórica sólida. 
O objetivo deste movimento é mobilizar e sensibilizar a comunidade tabuleirense para a importância de recuperar e de preservar o Riacho Quixeré, diante dos serviços ambientais que ele cumpre e dos seus usos possíveis e permitidos: drenagem das águas pluviais; beleza paisagística; preservação da flora, da fauna e dos microorganismos de maneira geral; manutenção de microclima local; espaço para realização de atividades esportistas, educativas e de lazer; entre outras atividades, serviços e usos.         
Para que este movimento tenha energia suficiente para alcançar o objetivo maior de preservação do riacho Quixeré, é preciso que todas as representações sociais, ou seja, todas as vozes da comunidade tabuleirense dialoguem entre si, para decidir, enquanto comunidade, o que deve ser feito em relação ao riacho: devemos preservá-lo, de posse do conhecimento de sua importância, ou devemos destruí-lo diante da vontade e da ignorância de alguns? 

(por: Paulo Lima)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Texto: Paixão de Cristo da Barrinha



            Foi em 1983 que, pela primeira vez, foi encenada, na localidade de Barrinha, a Paixão de Cristo. Assim, esta encenação está na sua 29ª edição, tornando-se uma tradição no calendário religioso do município de Tabuleiro do Norte-CE.
Em 2008, esta iniciativa foi considerada ponto de cultura do Estado. E a ACAFEB – Associação Cultural Ação e Fé da Barrinha - o denominou de Ponto de Cultura Barrinha das Artes. Graças à verba recebida da SECULT/MinC foi possível renovar o figurino, capacitar o elenco e utilizar efeitos especiais para contar os últimos passos da vida de Jesus Cristo na terra.
A encenação da história de vida de Jesus Cristo pelo grupo da ACAFEB é uma das mais conhecidas na Região Jaguaribana. A mesma acontece sempre a partir das 20 horas na Quinta e Sexta-Feira Santas. A peça envolve em torno de 100 profissionais. Dentre eles, 85 são atores e figurantes do elenco. Os atores procuram retratar, com muita precisão, a morte e ressurreição de Jesus Cristo encantando e emocionando o público presente.
O anfiteatro da ACAFEB tem capacidade para setecentas pessoas. Neste ano de 2012, na Sexta-Feira Santa estava superlotado, muitas pessoas tiveram de ficar de pé testemunhando um dos momentos mais bonitos da celebração que foi a ressurreição de Jesus Cristo. Os atores reviveram, emocionados, a sua vitória sobre a morte.
Para o grupo acafebiano, a mistura de idade é um destaque desta representação teatral. Quatro gerações se encontram no palco encenando a referida peça. Além disso, a cada ano, o grupo procura modernizar as cenas a fim de que se adaptem a todos os públicos.

(Por: Mundilza Viana)

Greenpeace: Desmatamento Zero!!!