Convite à comunidade tabuleirense

Não temos a pretensão e nem imagem tradicional de militante político, cultural, ambiental e esportista. No entanto, pensamos e quem pensa criticamente e busca informações honestas não consegue conviver com a negligência nestas áreas de interesse. Este blog é uma maneira particular de exercitarmos nossa cidadania e divulgarmos os nossos pensamentos nas áreas de política, cultura, meio ambiente e esporte. Além do mais, a razão deste blog é incrementar discussões sobre política, cultura, meio ambiente e esporte referentes ao município de Tabuleiro do Norte. Assim, convidamos a todos os amigos do nosso querido "torrão sempre amado", sem distinção política, religiosa, de cor, de gênero, de classe social, etc., para interagir e acompanhar as postagens. É pretensão nossa postar textos, poesias, imagens e notícias. Sugiro também a quem quiser colaborar com estes formatos de comunicação e expressão que estaremos recebendo-os e analisando-os, através do e-mail: cirandadeverbo@gmail.com. Esperamos que participem e apreciem da melhor maneira possível e sigam este novo caminho. Felicidades!!!

domingo, 20 de maio de 2012

TEXTO: Vende-se o Riacho Quixeré !?!

Os sistemas aquáticos são de fundamental importância para manutenção do equilíbrio ecológico dos ecossistemas e para realização de diversas atividades antrópicas, além de se considerar a água como bem essencial à vida.
 No entanto, o recurso água e outros elementos da paisagem, necessários para manutenção da qualidade e para garantia do ciclo biogeoquímico da água, não são manejados de forma sustentada. A despeito do arcabouço legal brasileiro, referente à matéria ambiental, a sua inaplicabilidade é reflexo da falta de prioridade dos poderes públicos sobre a relevância dos recursos naturais e dos serviços ambientais que a natureza oferece. 



O Riacho Quixeré é um sistema aquático, localizado na bacia do baixo Jaguaribe, no município de Tabuleiro do Norte-CE, e de relevante interesse socioambiental para a população. Com o intuito de acompanhar e analisar a atual situação em que se encontra este riacho, esta sendo realizado, desde 2007, um acompanhamento sistemático, sob a fundamentação teórica realizada por meio de pesquisa bibliográfica, a partir do qual são identificados quais os locais mais impactados e os principais agentes de degradação do Riacho Quixeré. 



Apesar da maior parte do seu percurso está inserida na área rural deste município, é dentro dos limites urbanos que este ambiente hídrico sofre com a consequência dos impactos negativos: desmatamento da vegetação ribeirinha, aterramento de seu leito, construção de residências domiciliares e comerciais na Área de Preservação Permanente, lançamento de efluentes domésticos, lançamento de óleos e graxas, devido à grande quantidade de oficinas mecânicas e lava-jatos, deposição de resíduos sólidos, barramentos ao longo do curso do riacho, entre outras atividades impactantes. 
A quase inexistência de saneamento básico e a falta de compreensão de parte da população refletem na deterioração da qualidade da água e na desconfiguração da paisagem natural, na qual o riacho está inserido. Mesmo diante da importância do Riacho Quixeré para controle da drenagem das águas, manutenção da diversidade biológica, beleza paisagística, lazer contemplativo e primário, atividades turísticas, amenização do microclima local, entre outros benefícios da economia natural, o riacho Quixeré está sendo loteado e exposto a venda, sem que a gestão pública municipal atue de forma educativa, proibitiva e reparadora. 



A despeito de algumas ações para controle das construções de residências na margem e no leito deste riacho, nada de efetivo vem sendo feito nos últimos 20 anos, seja por meio de anseios da população, seja por meio de planejamento urbano municipal. Como consequência, a garantia de “meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida da população”, prevista pela Constituição Brasileira, de 1988, não está sendo efetivada para as presentes e futuras gerações de Tabuleiro do Norte.         

(por: Paulo Lima, Andréa Moreira e Francisco José Lima Silva)

domingo, 6 de maio de 2012

Texto: Movimento Riacho Quixeré: a natureza que não queremos perder!!!


Vende-se o Riacho Quixeré!?






É desta forma que garantiremos melhor qualidade de vida aos tabuleirenses das presentes e futuras gerações? Quem são os responsáveis por cumprir e fazer cumprir a legislação ambiental? E porque estão omissos? Por que a comunidade não se comove e age para a preservação do Riacho? Vamos esperar até quando? Existe alguma esperança para o "agora"? Está difícil!!! 

A Constituição Federal do Brasil, de 1988, defende no seu artigo 225 que: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações"


"Para que serve a Constituição?" é uma pergunta retórica.

"Para quem serve a Constituição?" é a pergunta que ecoa sem voz, mas para qual temos muitas respostas. 


(por: Movimento Riacho Quixeré: a natureza que não queremos perder!!!)


Greenpeace: Desmatamento Zero!!!