Convite à comunidade tabuleirense

Não temos a pretensão e nem imagem tradicional de militante político, cultural, ambiental e esportista. No entanto, pensamos e quem pensa criticamente e busca informações honestas não consegue conviver com a negligência nestas áreas de interesse. Este blog é uma maneira particular de exercitarmos nossa cidadania e divulgarmos os nossos pensamentos nas áreas de política, cultura, meio ambiente e esporte. Além do mais, a razão deste blog é incrementar discussões sobre política, cultura, meio ambiente e esporte referentes ao município de Tabuleiro do Norte. Assim, convidamos a todos os amigos do nosso querido "torrão sempre amado", sem distinção política, religiosa, de cor, de gênero, de classe social, etc., para interagir e acompanhar as postagens. É pretensão nossa postar textos, poesias, imagens e notícias. Sugiro também a quem quiser colaborar com estes formatos de comunicação e expressão que estaremos recebendo-os e analisando-os, através do e-mail: cirandadeverbo@gmail.com. Esperamos que participem e apreciem da melhor maneira possível e sigam este novo caminho. Felicidades!!!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Texto: Paixão de Cristo da Barrinha



            Foi em 1983 que, pela primeira vez, foi encenada, na localidade de Barrinha, a Paixão de Cristo. Assim, esta encenação está na sua 29ª edição, tornando-se uma tradição no calendário religioso do município de Tabuleiro do Norte-CE.
Em 2008, esta iniciativa foi considerada ponto de cultura do Estado. E a ACAFEB – Associação Cultural Ação e Fé da Barrinha - o denominou de Ponto de Cultura Barrinha das Artes. Graças à verba recebida da SECULT/MinC foi possível renovar o figurino, capacitar o elenco e utilizar efeitos especiais para contar os últimos passos da vida de Jesus Cristo na terra.
A encenação da história de vida de Jesus Cristo pelo grupo da ACAFEB é uma das mais conhecidas na Região Jaguaribana. A mesma acontece sempre a partir das 20 horas na Quinta e Sexta-Feira Santas. A peça envolve em torno de 100 profissionais. Dentre eles, 85 são atores e figurantes do elenco. Os atores procuram retratar, com muita precisão, a morte e ressurreição de Jesus Cristo encantando e emocionando o público presente.
O anfiteatro da ACAFEB tem capacidade para setecentas pessoas. Neste ano de 2012, na Sexta-Feira Santa estava superlotado, muitas pessoas tiveram de ficar de pé testemunhando um dos momentos mais bonitos da celebração que foi a ressurreição de Jesus Cristo. Os atores reviveram, emocionados, a sua vitória sobre a morte.
Para o grupo acafebiano, a mistura de idade é um destaque desta representação teatral. Quatro gerações se encontram no palco encenando a referida peça. Além disso, a cada ano, o grupo procura modernizar as cenas a fim de que se adaptem a todos os públicos.

(Por: Mundilza Viana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Greenpeace: Desmatamento Zero!!!