Convite à comunidade tabuleirense

Não temos a pretensão e nem imagem tradicional de militante político, cultural, ambiental e esportista. No entanto, pensamos e quem pensa criticamente e busca informações honestas não consegue conviver com a negligência nestas áreas de interesse. Este blog é uma maneira particular de exercitarmos nossa cidadania e divulgarmos os nossos pensamentos nas áreas de política, cultura, meio ambiente e esporte. Além do mais, a razão deste blog é incrementar discussões sobre política, cultura, meio ambiente e esporte referentes ao município de Tabuleiro do Norte. Assim, convidamos a todos os amigos do nosso querido "torrão sempre amado", sem distinção política, religiosa, de cor, de gênero, de classe social, etc., para interagir e acompanhar as postagens. É pretensão nossa postar textos, poesias, imagens e notícias. Sugiro também a quem quiser colaborar com estes formatos de comunicação e expressão que estaremos recebendo-os e analisando-os, através do e-mail: cirandadeverbo@gmail.com. Esperamos que participem e apreciem da melhor maneira possível e sigam este novo caminho. Felicidades!!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Texto: Ecologia como foco da Educação Ambiental

Partindo-se de um histórico recente de discussão sobre a problemática ambiental e a reação da população diante dos impactos socioambientais, podemos inferir, superficialmente, sobre o grau de sensibilização e conscientização das pessoas a respeito desta problemática.
Em um momento crítico de degradação da natureza e de interferência continua no equilíbrio ecológico dos sistemas naturais, a ciência ainda caminha em passos custosos em direção a um arcabouço teórico, que explique os vazios intercalados do conhecimento, enquanto, por outro lado, a população direciona medidas práticas frágeis e limitadas.
No que diz respeito à reflexão da sociedade sobre as informações de natureza ambiental, observa-se uma resposta lenta por parte das pessoas, como se a responsabilidade sobre as causas dos problemas ambientais também não fosse atribuída a elas. Neste contexto, em se tratando de questões ambientais, a utilização dos fundamentos e estudos de ecologia, como possibilidade de difusão de conceitos e dados práticos, poderá aproximar as pessoas de sua história natural de vida, mostrando, entre inúmeras visões, o homem como componente da natureza e agente influenciador e influenciado no espaço e nas relações naturais. É imprescindível, portanto, resgatar a identidade do homem com o meio natural, tendo a educação ambiental como ferramenta fundamental, utilizando-se de conceitos e conteúdos práticos da área da ecologia.
A educação ambiental, difundida nos últimos anos, tem hoje respostas positivas quanto à elaboração e divulgação de informações e quanto ao processo de sensibilização da população, incitando o indivíduo a interiorizar a problemática ambiental e a construir sua conscientização. Estas respostas, através de uma análise superficial, podem ter sua causa na metodologia transdisciplinar utilizada pelos educadores de meio ambiente, que se utilizam de vários conceitos integradores de áreas temáticas distintas, somados à praticidade das observações e dos fenômenos cotidianos. Em virtude desta alternativa de ensino, o ser humano é capaz de se situar dentro de um contexto holístico de relações mais naturais e passivas e se compreender, com maior sensibilidade, como potencial fator de transformação, seja pelo aspecto negativo de degradação, seja pela vertente positiva da conservação da natureza.
Em linhas gerais, o conhecimento ecológico deveria ser usado como uma das ferramentas mais transformadora da educação ambiental, capaz de ampliar e qualificar a visão do ser humano diante do estágio crescente de degradação das relações socioambiental e do equilíbrio ecológico.
É difundido atualmente que a educação, como demanda imediata, é uma alternativa de longo prazo, com potencial de envolver as responsabilidades sociais, individuais e coletivas em medidas de mitigação dos impactos ambientais resultados das atividades humanas. Para tanto, esta educação deve tecer metodologia que consiga envolver um público alvo complexo, variando desde crianças até pessoas com experiências consolidadas de vida, integrando a diversidade de pensamentos e posições. Paralelamente, os estudos de ecologia e a prática efetiva de conservação do meio ambiente deveriam ser ampliados sensivelmente, na medida em que as alterações na paisagem e na qualidade ambiental dos ecossistemas estão sendo comprometidos aceleradamente.
Por fim, podemos concluir que a educação é um investimento essencial para o alcance de resultados positivos, diante de um futuro naturalmente imprevisível. Enquanto as ações práticas, embasadas por informações científicas, deverão ocorrer no presente, com o objetivo de retardar, no que for possível, os problemas socioambientais do mundo contemporâneo, a educação ambiental poderá também apresentar resultados em curto prazo, mas, geralmente, com a efetivação de ações pontuais e limitadas. Uma vez que a educação é um processo, com respostas demoradas de médio e de longo prazo, devemos tê-la como uma solução de futuro e, quanto à prática efetiva e global de educação ambiental, é evidente que estamos atrasados, enquanto as perdas ambientais/ecológicas se acumulam dramaticamente.  

(por: Paulo Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Greenpeace: Desmatamento Zero!!!