Convite à comunidade tabuleirense

Não temos a pretensão e nem imagem tradicional de militante político, cultural, ambiental e esportista. No entanto, pensamos e quem pensa criticamente e busca informações honestas não consegue conviver com a negligência nestas áreas de interesse. Este blog é uma maneira particular de exercitarmos nossa cidadania e divulgarmos os nossos pensamentos nas áreas de política, cultura, meio ambiente e esporte. Além do mais, a razão deste blog é incrementar discussões sobre política, cultura, meio ambiente e esporte referentes ao município de Tabuleiro do Norte. Assim, convidamos a todos os amigos do nosso querido "torrão sempre amado", sem distinção política, religiosa, de cor, de gênero, de classe social, etc., para interagir e acompanhar as postagens. É pretensão nossa postar textos, poesias, imagens e notícias. Sugiro também a quem quiser colaborar com estes formatos de comunicação e expressão que estaremos recebendo-os e analisando-os, através do e-mail: cirandadeverbo@gmail.com. Esperamos que participem e apreciem da melhor maneira possível e sigam este novo caminho. Felicidades!!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Texto: Meu Tabuleiro!

           Neste período em que se aproxima o aniversário da tua emancipação política me visto de felicidades para te homenagear. A dimensão de minha alegria em escrever sobre ti não tem limites. Tu estás entranhada no meu ser. Terra maravilhosa que enche de orgulho não somente aqueles que em teu solo nasceram, assim como eu, mas também os que aqui chegaram vindos de longe, ou de perto, e te adotaram como lugar do coração. Tu és, Tabuleiro, dona de uma inexplicável magia que envolve e fascina a todos que te conhecem.
Tabuleiro, várias pessoas já se debruçaram sobre ti para enaltecer teus encantos, falar da tua gente forte e hospitaleira, dos teus sonhos, tuas belezas, teu sol intenso, teus embates, tuas desigualdades e do bravo caminhoneiro.
A revelação de um Tabuleiro que cresce e se espanta com o próprio progresso, mas cuja vocação profissional do teu povo é ser caminhoneiro. Tabuleiro de tantos nomes, Tabuleiro de Areia, Ibicuipeba, Joaquim Távora que a tua gente transformou em Tabuleiro do Norte.
A tua história, Tabuleiro, passa pelas tuas ruas principais, pela tua maltratada periferia, pela conhecida Baixada, o point da galera, pelas várias preferências religiosas, pela dedicação de teus mais diversos profissionais e, principalmente, pelos teus caminhoneiros, estes amigos da estrada que fazem com que tu sejas notoriamente conhecido na esfera nacional. Enfim, a tua história passa pelos teus amanheceres e entardeceres.
Teu povo dá o testemunho da tua desigualdade social, mas, também, da harmonia e do aconchego da tua gente simples, genuinamente acolhedora.
Falar de ti, Tabuleiro, é fácil. O difícil é compreender esta falta de planejamento em algumas de tuas ruas, esta poluição sonora que rouba o silêncio das reflexões de tua gente, esta “valentia” às avessas de alguns tabuleirenses que só enodoam o teu nome. Ah, Tabuleiro! É preciso amá-lo com paixão, como eu, para não se sentir incomodada com os teus esgotos correndo a céu aberto, tendo ciência do grande malefício que isto causa a tua população.
Apenas por te amar é que aceito o teu centro viver mergulhado num verdadeiro caos. Os sinais de trânsitos colocados às vésperas da última eleição municipal e até hoje sem funcionar, aliados a um trânsito caótico que inferniza a vida do cidadão que, embora pague seus impostos, é obrigado a aceitar passivamente que “tudo isto faz parte do teu acelerado progresso”.
Tabuleiro, custa-me compreender aqueles que se dizem teus representantes e que só na hora de pedir votos é que aparecem (e depois somem) ocasião em que, convenhamos, têm que se mostrar para apertar mãos e dar tapinhas nas costas das pessoas e beijinhos nas crianças. Afinal, isto faz parte do ritual de campanha política!
É, Tabuleiro, só mesmo quem te ama é que pode conhecer os segredos que tua beleza revela. E, em teu nome e de tua belíssima história, pedir que os responsáveis por tua gestão impulsionem cada vez mais o teu desenvolvimento estrutural e social. Que teus gestores, os que aí estão e os que virão, participem ativamente das novas transformações vivenciadas por ti e procurem resolver com mais rigor as tuas verdadeiras inquietações.
Somente por que te amo, Tabuleiro, é que desejo ardentemente um projeto mais arrojado de urbanização para ti. Que tu tenhas políticas de reais soluções para os teus problemas de saúde, educação e segurança e que acima de tudo, sejas um município de referência para a Região Jaguaribana.
Finalmente, só por que te amo, Tabuleiro, gostaria de dizer-te,
francamente
: por que não amar os teus defeitos? Também é simples, não custa nada! Seria tão-somente mais um sentimento exacerbado de bairrismo? Eis o âmago da questão!


(Texto escrito em maio de 2011 por Mundilza Viana)

2 comentários:

  1. Mundilza, primeiro quero agradecê-la por aceitar o convite para ser colaboradora deste blog. Seus textos enviados ao informativo da Câmara Municipal de Tabuleiro, seu empenho na elaboração e execução de projetos na área de cultura, entre outros valorosos motivos, justificam a necessidade e o prazer de tê-la conosco na germinação e desenvolvimento do blog Ciranda de Verbo. Obrigado e seja bem-vinda.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Paulinho! Fiquei muito honrada com o seu convite.

    ResponderExcluir

Greenpeace: Desmatamento Zero!!!