Convite à comunidade tabuleirense

Não temos a pretensão e nem imagem tradicional de militante político, cultural, ambiental e esportista. No entanto, pensamos e quem pensa criticamente e busca informações honestas não consegue conviver com a negligência nestas áreas de interesse. Este blog é uma maneira particular de exercitarmos nossa cidadania e divulgarmos os nossos pensamentos nas áreas de política, cultura, meio ambiente e esporte. Além do mais, a razão deste blog é incrementar discussões sobre política, cultura, meio ambiente e esporte referentes ao município de Tabuleiro do Norte. Assim, convidamos a todos os amigos do nosso querido "torrão sempre amado", sem distinção política, religiosa, de cor, de gênero, de classe social, etc., para interagir e acompanhar as postagens. É pretensão nossa postar textos, poesias, imagens e notícias. Sugiro também a quem quiser colaborar com estes formatos de comunicação e expressão que estaremos recebendo-os e analisando-os, através do e-mail: cirandadeverbo@gmail.com. Esperamos que participem e apreciem da melhor maneira possível e sigam este novo caminho. Felicidades!!!

terça-feira, 13 de março de 2012

CARTA CONVITE AOS TABULEIRENSES

MOVIMENTO RIACHO QUIXERÉ: A NATUREZA QUE NÃO QUEREMOS PERDER!


Amigos tabuleirenses, que ainda possuem na alma uma esperança inquieta de melhoria na qualidade de vida do nosso município, renasce do comodismo geral do qual vivemos o MOVIMENTO RIACHO QUIXERÉ: A NATUREZA QUE NÃO QUEREMOS PERDER. Esta reunião de mãos doadas em defesa do meio ambiente é reflexo da angústia que sentimos, enquanto cidadãos tabuleirenses, de ver, a cada dia, o avanço da degradação ambiental do riacho Quixeré, sem que haja ações reparadoras e preventivas dos poderes públicos e sem que haja o sentimento de perda e de revolta da comunidade. O riacho não é um esgoto, não é um terreno que se possa aterrar e construir casas, não é uma posse que o proprietário faz o que bem entender, não é o quintal de casa no qual se joga lixo e esgoto, não é uma área inútil. A lógica está invertida, talvez incitada por aqueles que querem que este sistema hídrico suma num estalar de dedos. Na verdade, o riacho Quixeré nos fornece, de graça, inúmeros serviços ambientais: é ele quem recebe e drena a maior parte da água das chuvas que cai e escoa sobre o município de Tabuleiro do Norte (porque será que em quase todos os períodos de chuva algumas residências e ruas ficam alagadas neste município?); é ele quem recebe a maior parte do volume de água dos inúmeros açudes do município quando estes sangram ou “arrombam”; nele se pode criar peixes, investir em turismo e criar áreas de lazer; as árvores de suas margens são representantes da nossa vegetação nativa e sua proteção implica na preservação desta vegetação e dos outros seres vivos associados a elas, como os pássaros; a vegetação ribeirinha também tem função de impedir o processo de erosão, assoreamento e contaminação do riacho; além do mais, o conjunto da vegetação, dos animais e do espelho de água deste riacho nos dá a possibilidade de usufruir da harmonia paisagística e do lazer contemplativo, ao mesmo tempo em que se pode realizar, nas suas proximidades, com segurança e vitalidade, o esporte ao ar livre, a educação ambiental, além de atividades como artesanatos, hortos para produção de mudas  e hortas comunitárias. Estamos deixando fluir de nossas mãos e de nossas vistas todo este potencial, por consequência do desmatamento da vegetação ribeirinha, do aterramento das margens e do leito deste sistema hídrico, da poluição por lançamento de óleo, esgoto e lixo, entre outros impactos. Esta pode ser a última oportunidade, da sociedade como um todo, de entender a importância de se preservar e recuperar o riacho Quixeré, sem que haja sensacionalismo, demagogia e radicalismos nestas palavras. O “Movimento Riacho Quixeré: a natureza que não queremos perder” não tem partido político, não representa ONG e não tem um líder: somos um grupo discutindo ideias, planejando ações e na iminência da prática.

Para que este grupo cresça, fortaleça-se e represente os interesses reais dos tabuleirenses, convidamos a todos para serem mais uma voz ativa deste movimento e integrar o grupo de articulação. Nossa primeira reunião será realizada no Centro Vocacional Tecnológico – CVT, às 09:00, do dia 17 de março de 2012. Aguardamos vocês com a esperança que nos movimenta.



Movimento Riacho Quixeré: a natureza que não queremos perder!

Tabuleiro do Norte – CE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Greenpeace: Desmatamento Zero!!!