Convite à comunidade tabuleirense

Não temos a pretensão e nem imagem tradicional de militante político, cultural, ambiental e esportista. No entanto, pensamos e quem pensa criticamente e busca informações honestas não consegue conviver com a negligência nestas áreas de interesse. Este blog é uma maneira particular de exercitarmos nossa cidadania e divulgarmos os nossos pensamentos nas áreas de política, cultura, meio ambiente e esporte. Além do mais, a razão deste blog é incrementar discussões sobre política, cultura, meio ambiente e esporte referentes ao município de Tabuleiro do Norte. Assim, convidamos a todos os amigos do nosso querido "torrão sempre amado", sem distinção política, religiosa, de cor, de gênero, de classe social, etc., para interagir e acompanhar as postagens. É pretensão nossa postar textos, poesias, imagens e notícias. Sugiro também a quem quiser colaborar com estes formatos de comunicação e expressão que estaremos recebendo-os e analisando-os, através do e-mail: cirandadeverbo@gmail.com. Esperamos que participem e apreciem da melhor maneira possível e sigam este novo caminho. Felicidades!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Texto: História que me contaram - Homenagem aos 53 anos de emancipação política


Não vi você nascer, mas me contaram muito sobre o seu nascimento. Não fotografaram os primeiros anos de sua existência, mas me contaram que era um tabuleiro de areia, coberto pela vegetação de caatinga, ladeada pelo xique-xique e mandacaru, exibindo também em sua paisagem natural carnaubeiras, oiticicas e juazeiros, seivados pelas águas do rio Jaguaribe, que, em seu percurso, alimenta e é alimentado por riachos, açudes e lagoas, no convívio harmônico entre homem e natureza.
Não registraram o número de pessoas que habitavam neste tabuleiro nascente, mas me falaram dos nativos, tribos indígenas, cujas reservas deram o nome a vários aglomerados rurais como: Água Suja, Tapuio, Tapera, Aldeia Velha, entre outros.
Contaram-me, que nos idos de 1720, você nascia sobre as bênçãos de Nossa Senhora das Brotas, uma santa portuguesa, milagrosa, conhecida em terras brasileiras através de um sonho que virou promessa e depois devoção.
Foi sobre essa devoção que se fixaram, nos tabuleiros de areia, as raízes de um povo simples, religioso, bravo, que encontrava alegria em tudo que fazia, até no árduo trabalho com o cultivo de produtos para subsistência. A atividade agrícola, baseada na agricultura e pecuária, representava o modo de produção da pequena comunidade.  Tudo isso foi imprescindível para a construção de sua identidade, de povo hospitaleiro, pacífico, trabalhador, honesto e solidário, onde os valores, socialmente construídos, tendo Deus como essência espiritual.
Duzentos anos depois, em 1920, surgem as primeiras atividades comerciais, onde os comboieiros transportavam, do Cariri ao Jaguaribe, os produtos comercializados como açúcar, café, dentre outros, que satisfaziam as necessidades básicas da população, modelando, assim, o espaço geográfico e definindo seu espaço urbano. Décadas depois, descobriu-se a vocação para a indústria, e, no pequeno tabuleiro de areia, começou a descobrir um potencial humano capaz de dar início ao progresso comercial e industrial que temos hoje.
Tabuleiro de muitos nomes como: Fazenda São José, Tabuleiro de Areia, Joaquim Távora, Ibicuipeba. Tabuleiro de muitas mãos. Tabuleiro de muitos sonhos e de múltiplas inteligências. Hoje, Tabuleiro do Norte.
Passaram mais de duzentos anos sob o domínio político-administrativo dos municípios de Aracati, Russas e, posteriormente, de Limoeiro do Norte, do qual foi distrito durante muitas décadas e que ajudou a construir seu progresso, interferindo de forma significativa no seu desenvolvimento econômico, político e cultural.
Seus filhos deixaram marcas desenhadas no tempo e no espaço. Marcas da bravura, da religiosidade e da fé, que são marcos de sua história. O tempo passou, novas gerações assumiram a caminhada dos que aqui fixaram raízes e acreditaram na sua prosperidade. São os novos atores de sua história. Os desejos, os sonhos, as lutas em prol de sua autonomia política eram intensos.  O povo escolheu seus representantes e juntou-se a eles na luta e num só grito: INDEPENDÊNCIA!  E, somente em 1958, você adquire sua autonomia, sua maioridade. Você consegue libertar-se dos desígnios de Limoeiro do Norte, você conquista a sua emancipação política, você torna-se capaz de assumir as rédeas desse espaço geograficamente tabuleirense, construído pelas mãos de todos que aqui nasceram ou chegaram. Abençoado por Nossa Senhora da Brotas, sua excelsa padroeira, construíram famílias, cultuaram valores como religiosidade, respeito, paz, solidariedade, exemplos estes transferidos às gerações posteriores.  
Neste seu cinqüentenário terceiro anos de glória, reconheço e parabenizo os atores sociais desde aqueles que deram início a sua história nos idos de 1720, aos que lutaram pela sua emancipação política nos idos de 1958 e todos aqueles que trabalham e se orgulham de ser tabuleirenses e que, com dignidade, constroem o TABULEIRO DO PROGRESSO.

(por: Irene Moreira de Freitas Lima)

Um comentário:

  1. Irene Moreira, é uma satisfação e honra recebê-la como colaboradora deste blog. Acredito que podemos somar forças para incrementar discussões de qualidade no nosso município, no que diz respeito à política, meio ambiente e cultura. Sinta-se bem-vinda. Obrigado.

    ResponderExcluir

Greenpeace: Desmatamento Zero!!!